EVENTO
Animação de Fluidos em tempo real baseadas em Sistemas de Partículas
Tipo de evento: Seminário LNCC
Visualizar a evolução de um fluido em tempo real e com aparência realista é um desafio presente em várias aplicações interativas como Realidade Virtual e Jogos. A geração desse tipo de animação, em tempo real, se mostra uma tarefa bastante complexa. Do ponto de vista numérico, precisamos de métodos rápidos e robustos capazes de resolver as equações que simulam o comportamento do fluido. Pelo lado da computação gráfica o processo de renderização deve ser capaz de produzir imagens realistas, garantindo uma taxa de quadros suficiente para que os movimentos do fluidos sejam percebidos com suavidade.Tecnicas recentes, propostas para atacar os dois problemas, estão baseadas no uso de Sistemas de Partículas como modelo de representação para o fluido. No caso numérico, o método "Smoothed Particles Hydrodinamics" (SPH) tem sido usado como alternativa com baixo custo computacional. Da mesma forma em computação gráfica o uso de "Point-Based Models" vem sendo cada vez mais utilizados como alternativa a modelos de malhas poligonais. Nesse seminário discutiremos como o uso de SPH e "Point -Based Rendering" podem ser uteis na geração de animações de fluidos, em tempo real e com realismo.
Data Início: 28/03/2005 Hora: 14:00 Data Fim: Hora: 15:00
Local: LNCC - Laboratório Nacional de Computação Ciêntifica - Auditorio A
Comitê Organizador: Antonio Lopes Apolinário Junior - Laboratório Nacional de Computação Científica - LNCC - alopes@lncc.br
Apoio Financeiro: PCI